BUSCA OU PESQUISA TRANSDERIVACIONAL

por

BUSCA OU PESQUISA TRANSDERIVACIONAL

A Busca ou Pesquisa Transderivacional é a forma de se eliciar ou evocar um estado ou sensação, através da linguagem vaga (sem conteúdo) e/ou através de uma âncora, conduzir o cliente até os eventos relacionados com uma mesma sensação ou sintoma eliciados.

Se alguém em um grupo conta uma piada de papagaio, em seguida aparece uma outra pessoa que se lembra também de piada de papagaio e assim sucessivamente… Se mudar para piada sobre bêbados, ocorrerá a mesma coisa. Ou seja, tranderivamos naturalmente. Se analisarmos friamente,  a Livre Associação de Ideias é também uma maneira de transderivação: o paciente/cliente diz algo e, ato contínuo, fala sobre o que esse algo lembra ou parece significar.

No modelo pragmático da Programação Neurolinguística utilizamos tanto a maneira verbal, eliciando respostas através de enunciados propositalmente vagos, destituídos de conteúdo, fazendo com que o paciente/cliente traga para a sua mente consciente alguns conteúdos. A outra maneira é através da ancoragem de uma sensação ou sentimento que o incomoda: uma vez ancorada tal sensação, mantendo a âncora acionada (âncora cinestésica, nesse caso) damos um comando ou sugestão verbal de que essa sensação (mantida presente pela âncora) é o guia seguro para conduzí-lo a outros momentos ou eventos nos quais a mesma sensação esteve presente, independe de serem eventos semelhantes ou não. O que importa aqui é a presença da sensação. Em seguida peço que a mente inconsciente do paciente/cliente indique qual a melhor lembrança , aquela que ela (a mente inconsciente) considera a ideal para se ressignificar ou harmonizar ou transmutar a sensação que até o momento a incomoda.

Acessado o evento direcionado pela mente inconsciente do cliente/paciente fazemos a dessensibilização do mesmo através de colapso (choque) de âncoras.

Em Terapia Regressiva, temos utilizado com muito sucesso a Busca ou Pesquisa Transderivacional, acompanhada da respectiva dessensibilização do evento ou momento traumático. Vale ressaltar aqui algo que sempre mencionamos em nossos cursos e palestras:

“Na nossa mente, o conto de fada é real: o bem sempre vence o mal!”

O que significa isto? Significa que em um choque entre âncoras, uma de sensações ruins e outra de sensações boas, a de sensações boas sempre vence. Outro detalhe interessante: dessensibilizando esse evento, que pode ser o mais antigo ou o mais intenso, todos os outros eventos nos quais a mesma sensação estava presente se tornam vazios de tal sensação, ou seja, ficam desprovidos do significado traumatizante.
Para finalizar, utilizarei uma frase que foi muito utilizada nos primórdios da PNL:

“Não acreditem em mim: testem e tirem suas próprias conclusões.”

 

Paz, Luz e Forças… Sempre!

 

Gostou deste artigo?
Deixe seu “Comentário” abaixo…

escrito por Valdecy Carneiro

Psicólogo, Doutorando em Psicologia, Especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP. Desenvolvedor da metodologia Reprogramação Mental em 10 Sessões com PNL & Hipnose. E referência no ensino de Hipnose Clínica.

Você pode gostar também

Entrevista com Madalena Junqueira

Entrevista com Madalena Junqueira

Olá! Neste vídeo você pode ouvir o áudio do Programa Reprogramação Mental que foi exibido na Rádio Mundial, em São Paulo, no dia 23/03/2013, onde você poderá...

Dependência Química

Dependência Química

Olá! Neste vídeo você pode ouvir o áudio do Programa Reprogramação Mental que foi exibido na Rádio Mundial, em São Paulo, no dia 04/05/2013, onde falo sobre...

Entrevista com Ronaldo Nascimento

Entrevista com Ronaldo Nascimento

Olá! Neste vídeo você pode ouvir o áudio do Programa Reprogramação Mental que foi exibido na Rádio Mundial, em São Paulo, no dia 09/03/2013, onde você poderá...

COMENTÁRIOS

4 Comentários

  1. alex pessoa

    Otima explicação!

    Responder
    • Valdecy Carneiro

      Grato pelo comentário, Alex!
      🙏🙏🙏

      Responder
  2. Thiago Souza

    Excelente artigo Valdecy!

    Responder
    • Valdecy Carneiro

      Grato, Thiago!
      🙏🙏🙏
      Continue conectado que teremos sempre novidades…

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *