OBESIDADE

Nome: Vendo-se ao espelho

Intenção: Perder peso, tornar-se magro.

Frequência: Sempre que você quiser perder peso, de 1 a 2 minutos.

Nome: Reestruturando o corpo

Intenção: Perder peso, tornar-se magro.

Frequência: De 2 a 3 minutos, antes de cada refeição, durante três ciclos de 21 dias por 7 de descanso. Durante o 2 segundo e o terceiro ciclo, aplique também o exercício logo antes de comer. Pare com o exercício assim que atingir o resultado desejado.

Parece que existem várias questões emocionais mescladas ao problema da obesidade. Este problema é vivenciado como uma infelicidade não verbalizada, combinada a temores de passar fome em sua vida. A “questão”, aqui é de sobrevivência, uma vez que você acredita que a penúria poderia leva-lo à morte pela fome. Você se sente carente de coisas que alimentam e não demonstra abertamente suas necessidades. Você reage a isso exagerando na comida.

A sua força de vontade é o fator chave para obter sucesso em qualquer regime de perda de peso. Este exercício com imagens deverá ajudar a separar sua insatisfação, a nível emocional, de seu peso.

Estes exercícios podem ser usados com qualquer outro regime que você estiver experimentado ou podem ser usados sozinhos, especialmente se o resto tiver falhado.

Vendo-se ao Espelho

Um aspecto importante na perda de peso é ter em mente alguma imagem de alguém ou de algo com quem ou com o que você gostaria de parecer quando perdesse peso.

Imagine-se refletido em um espelho, vendo-se mais magro no reflexo e, então, veja-se entrar no espelho e fundir-se com esta imagem. Repare nas sensações que você experimenta. Saia do espelho, fique novamente em pé frente a ele e empurre a imagem com a mão direita, pelo lado direito, para fora do espelho. Toda vez que você se sentar para comer, ou alguns minutos antes, veja esta imagem na qual você está se transformando. Talvez você queira desenhar esta imagem em um pedaço de papel e pendurá-la em um local onde possa vê-la com frequência. Você pode até querer levá-la consigo, se for passar longos períodos fora de casa. Ver a figura por um momento reforça a sua intenção.

Reestruturando o corpo

O objetivo deste exercício é o de transferir a ênfase da perda de peso para a alteração do formato do seu corpo. Quando você se reestrutura, em geral perde peso. Desenhe um auto- retrato, anotando as medidas das partes do seu corpo que você gostaria de mudar.

Cerca de 2 a 3 minutos antes de comer, sente-se em uma cadeira e sinta todas as enfermidades se dobrarem para dentro. Veja os dedos das mãos e dos pés se dobrarem para dentro das mãos e dos pés, que se dobram para dentro dos tornozelos e punhos; que se dobram para dentro dos antebraços e cotovelos, e das barrigas das pernas e os joelhos; dobrando-se para dentro dos braços e ombros, e coxas e quadris. Todos se dobram para dentro do abdome, sob o diafragma, e se encontram lá. Isso deve ser feito durante uma inspiração bem rápida e profunda. Na expiração, veja uma fumaça cinza sair e se evaporar no ar. Faça este exercício três vezes, na velocidade de sua inspiração. Depois disso, levante-se da cadeira e vá até perto de uma parede. Voltando para o norte, estique-se para cima, levantando os calcanhares e forçando os braços para o alto. Faça então um quarto de volta para a direita, estique-se novamente, levantando os calcanhares, mas, dessa vez,  force apenas seu braço direito. Faça outro quarto de volta e estique-se. Com os calcanhares elevados, force ambos os braços. Faça mais um quarto de volta, estique-se e, com os calcanhares levantados, force apenas seu braço esquerdo. Repita o processo mais duas vezes. Faça este exercício durante uma semana.

Na segunda semana, continue com o exercício da primeira, mas acrescente o seguinte: quando você sentar para comer, conte para o seu corpo quais são os componentes da refeição. Então diga-lhe para que fique exatamente com o que precisa e rejeitar aquilo de que não precisa. Faça isso em todas as refeições durante as 2 semanas seguintes.

Durante a terceira semana, acrescente o seguinte: de 2 a 3 minutos antes de comer, depois dos exercícios de se dobrar e de se esticar, sente-se novamente, feche os olhos, inspire e curve-se para a frente  a partir da cintura, elevando suas pernas e esticando-as enquanto estende seus braços bem à sua frente. Na expiração, veja seus braços e pernas estenderem à sua frente, tocando alguma estrutura que fique a uma grande distância de você: por exemplo, sentado em Nova York, veja suas extremidades se estenderem sobre o Rio Hudson e tocarem em algum prédio no lado de Nova Jérsei. Então relaxe. Repita esta parte do exercício mais duas vezes.

Após a terceira semana, pare os exercícios durante 7 dias e meça as partes que você queria mudar. Se você não foi bem sucedido, então repita esta série por mais dois ciclos de 21 dias de exercícios por 7 de descanso. Continue com este trabalho durante tantos ciclos quantos forem necessários para obter um bom resultado.

Trecho do livro:

“Imagens que Curam”

Autor: Dr. Gerald Epstein

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