I – ENTENDENDO AS PESSOAS E A NATUREZA HUMANA

O primeiro passo no aperfeiçoamento de sua habilidade no tratar com pessoas (relações humanas plenas de sucesso) é propriamente o entendimento das pessoas e de sua natureza.

Se você entender a natureza humana e as pessoas, se souber porque as pessoas fazem as coisas que fazem, se souber porque as pessoas irão reagir sob certas condições, só então você poderá se tornar um hábil “diplomata” de pessoas.

Entender as pessoas e a natureza humana simplesmente envolve o reconhecimento das pessoas pelo que são – não o que você pensa que elas sejam nem o que você quer que elas sejam.

O que elas são?

AS PESSOAS ESTÃO INTERESSADAS PRIMEIRAMENTE NELAS MESMAS, NÃO EM VOCÊ!

Colocando este mesmo pensamento de outra forma – A outra pessoas está dez mil vezes mais interessada  nela mesma do que em você!

E vice-versa! Você está muito mais interessado em você mesmo que em qualquer outra pessoa no mundo.

Lembre-se que os atos dos homens são dirigidos por seus próprios pensamentos, pelo seu próprio interesse – esta particularidade é tão forte no homem, que um pensamento, de caridade é a satisfação ou prazer do filantropo em doar, não a benevolência do presente. Isto vem depois!

Você não deve se desculpar ou ficar constrangido por reconhecer que o egoísmo faz parte da natureza humana – isto é assim desde o início e assim será até o final dos tempos, até quando o homem puder ser considerado como tal. Todos somos de opinião semelhante em afirmar isto.

Esta informação de que as pessoas estão interessadas nelas mesmas em primeiro lugar, possibilita a você a base na qual desenvolver o seu trabalho no relacionamento com as pessoas.

Isto também proporciona poder e habilidade no tratamento com os outros. Nos capítulos seguintes você verá como muitas técnicas de sucesso surgem deste entendimento.

A compreensão de que as pessoas se interessam mais nelas mesmas do que nos outros será uma lição de vida para você.

Texto do livro: HABILIDADE COM AS PESSOAS, de Les Giblin