Rapport é uma palavra francesa que pode ser traduzida como empatia, sintonia, afinidade, relação…

CRIANDO RAPPORT
Para haver rapport é preciso haver confiança.
Estabelecer rapport é ir até o terreno do vizinho, entrar em sintonia com ele e convidá-lo a vir para o seu terreno.
O rapport é tão importante que sem ele os comunicadores não deveriam tentar se comunicar e os terapeutas não deveriam tentar intervenções. Para o seu próprio bem e para o bem do outro.

Espelhamento
Espelhar é imitar. É a velha e conhecida arte de mimetizar. Você já reparou como é que uma criança se enturma com as outras? Se as outras estão pulando em um pé só, ela vai se aproximando aos poucos e começa, também, a pular em um só pé. Pronto! Está feita a mágica!
Conseguiu-se o rapport!
A partir de hoje, comece a observar as pessoas em lugares públicos como praças, restaurantes, pontos de ônibus, plataformas de trens e metrô. Observe como as pessoas em rapport tendem a assumir a mesma postura.
Faça uma pequena e simples brincadeira: comece, sutilmente, a assumir a mesma postura de alguma pessoa com quem você queira estabelecer uma comunicação produtiva. Se ela mudar de posição, sutilmente, mude a sua posição também, acompanhando-a. Agora, faça diferente: mude sutilmente de posição e logo em seguida será ela quem o acompanhará.
Repare que frisamos várias vezes que o espelhamento tem que ser feito de maneira sutil. Do contrário o seu interlocutor pode se sentir agredido, grosseiramente imitado e não é isso o que você quer, não é mesmo?

Ilustração da Psc. Alexsandra NISA Lopes

Ilustração da Psc. Anisal

Espelhamento Cruzado
Imite algum comportamento do outro de forma cruzada, isto é, se o outro estiver tamborilando com os dedos sobre a mesa, tamborile com os dedos – no mesmo ritmo – sobre a própria perna ou bata os pés suavemente. Seja criativo. Esteja no mesmo ritmo que a outra pessoa.

Por Palavras
Use palavras referentes ao Sistema Representacional preferido de seu interlocutor: Visual, mostre a ele o que você tem para fazê-lo imaginar melhor e veja que panorama ele faz da situação;
Cinestésico, capte o sentido da presença dele e faça-o sentir que você está conectado a ele, firme e forte;
Auditivo, fale palavras que soem como música aos ouvidos dele e também ouça-o atentamente.

Lembre-se, também, de falar no mesmo ritmo que o outro fala: se ele fala devagar, fale devagar; se ele fala depressa, fale depressa. Será sempre assim? Não. Precisa ser assim no começo, para que você possa estabelecer o rapport. Primeiro acompanhar, depois conduzir.

Backtracking
Esta técnica é baseada na “escuta ativa” de Carl Roger.
Preste bastante atenção nas frases que o seu interlocutor está falando. Repita para ele, de forma levemente modificada a sua última frase ou trechos ditos pelo mesmo e, em seguida, desenvolva a sua idéia. Deixe-me dar um exemplo:
O funcionário começa a queixar junto ao chefe: “O senhor sabe como as coisas são: a vida está muito dura, a situação não tem estado muito boa e por isso eu estou precisando de um aumento”.
O chefe responde:
“Se eu entendi bem você veio me procurar porque a situação não tem estado muito boa, certo? A fábrica tem passado por momentos duros, também. Nós temos pensado muito na possibilidade de conceder aumentos de salário para os funcionários e só estamos esperando as coisas melhorarem um pouco. Você sabe como as coisas são, não é mesmo?”

Repetir trechos da fala do outro lhe dá a sensação de estar sendo ouvido, de que não esteve conversando sozinho.

Respiração
Experimente respirar no mesmo ritmo que a outra pessoa está respirando. Procure perceber como isso aumenta a sintonia entre vocês. Observe os movimentos respiratórios, o subir e descer do tórax, o subir e descer dos ombros…

Acompanhar e Conduzir
Você já viu um casal dançando uma valsa?
Quem conduz? Quem é conduzido?
A arte do rapport está em acompanhar primeiro e conduzir depois.
Simples assim???
É. Exatamente muito simples assim.
Quando você acompanha alguém, essa pessoa não tem porque lhe opor resistência. Enquanto você acompanha a mente inconsciente da outra pessoa está captando a mensagem de que pode confiar em você e a partir do momento em que ela pode confiar em você ela também pode deixar-se conduzir por você, certo?

PRESTE ATENÇÃO NA FÓRMULA ABAIXO:
Acompanhar, acompanhar, acompanhar, conduzir
Acompanhar, acompanhar, conduzir, conduzir
Acompanhar, conduzir, conduzir, conduzir

Desequiparação
Se você quiser romper o rapport, desequipare, saia da mesma freqüência que o outro está. Se ele estiver sentado, você pode levantar-se. Se ele estiver falando devagar, comece a falar rápido. Se estiver inclinado em sua direção, incline-se para trás. Você pode também mudar o ritmo de sua respiração. Ou inverter os predicados: se ele usar termos visuais, use cinestésico ou auditivo e assim por diante. É mais simples do que você está pensando. Experimente!

Trecho extraído da apostila:
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA
A Chave das Grandes Transformações

por Valdecy Carneiro – Presidente da SIAH