COACHING INTUITIVO

por

O que é Coaching Intuitivo?

Como vocês já sabem, podemos definir o Coaching como um processo estruturado, metodizado, com o intuito de alcançar metas ou objetivos.

Os diversos processos existentes no mercado – todos válidos e, em sua grande maioria, muito eficazes – primam pela metodização, pela priorização de processos e, em alguns casos, pelo desenvolvimento (ou redescobrimento) de recursos das pessoas.

Até aqui, tudo bem. Na verdade, tudo ótimo…

Mas… nada está tão bom que não possa melhorar um pouquinho mais, não é mesmo?

Por isso é que resolvemos dar expansão a um dos grandes – se não o maior – recursos da consciência: a intuição.

Para pensar em Coaching Intuitivo, temos  primeiramente que nos libertarmos das amarras de alguns paradigmas, ou melhor, precisamos aprender a pensar “fora da caixa”, livres de estruturas aprisionantes.

Como fazer isto?

Talvez o primeiro passo seja aprendermos a pensar: “e se…”. Quero dizer, devemos deixar a mente livre para explorar as várias possibilidades,  escaneando livremente a situação, somente fazendo conjecturas. Absurdamente (?) poderíamos pensar: “E se o mundo fosse quadrado, e não redondo, que mudanças positivas e negativas aconteceriam?”

Só para refrescar a memória, foi com um pensamento “absurdo” como este que Einstein deu início à Teoria da Relatividade.

Falemos de intuição. Intuição vem do latim intuere, que quer dizer saber, conhecer. Repare que em sua origem a palavra demonstra haver um conhecimento ou uma sabedoria primordial, intrínseca ao indivíduo – e aqui vamos lembrar o significado de indivíduo que é o que não se divide, portanto, impossível de ser analisado, fragmentado.

Um dos pressupostos da PNL (Programação Neurolinguística) diz que Corpo e Mente formam um único sistema.

Ora, partindo de tal pressuposição, não podemos pensar em dicotomias, em rupturas na estrutura da experiência subjetiva do indivíduo. Sendo assim, toda e qualquer maneira de tratá-lo que não leve em consideração a relação sistêmica entre mente e corpo pode ser considerada, no mínimo, incompleta.

No Coaching Intuitivo procuramos levar o indivíduo a acessar, como arremate de um processo de Coaching Synérgico, a sua sabedoria ancestral, inerente a toda coletividade. Para alguns isto soará algo místico… contudo, continuarei me explicando. Jung falava de Inconsciente Coletivo, Sheldrake fala de Ressonância Mórfica, as tradições orientais falam de Registros Akásicos ou Éter Refletor ou Memória da Natureza. Os alquimistas falavam da Anima Mundi – a Alma do Mundo – e se notarmos bem, dentro de várias correntes, tanto científicas quanto  místicas, artistícas ou filosóficas, encontraremos referências à uma sabedoria ancestral, intrínseca, pronta para ser mostrada para “quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir”.

A grande pergunta é: como ter acesso a esta sabedoria ancestral, intrínseca?

Em nosso método, nos valemos de cartões com mensagens ancestrais, que definem cada fragmento da situação do indivíduo em relação ao objetivo determinado. Tal procedimento dá a complementaridade necessária para a integração sistêmica do processo de Coaching, no qual já tínhamos nos valido da parte metodológica, processual.

DSC02015

Os que conhecem PNL e Níveis Neurológicos, perceberão que tal estratégia atingirá o Nível Espiritual ou Sistêmico, que por estar acima do ápice da pirâmide, refletirá em todos os outros Níveis, a saber: Identidade, Crenças e Valores, Capacidades, Comportamentos e Ambiente.

Níveis Neurológicos

Níveis Neurológicos

Quem quiser se  aprofundar no assunto, leia os meus outros artigos, intitulados “Objetivos são Coisas Sérias – partes I, II, III e IV”.

Os interessados em saber mais sobre o Coaching Intuitivo ou passar pelo processo de Coaching Intuitivo, entrem em contato pelo e-mail valdecycarneiro@yahoo.com.br .

escrito por Valdecy Carneiro

Psicólogo, Doutorando em Psicologia, Especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP. Desenvolvedor da metodologia Reprogramação Mental em 10 Sessões com PNL & Hipnose. E referência no ensino de Hipnose Clínica.

Você pode gostar também

Entrevista com Madalena Junqueira

Entrevista com Madalena Junqueira

Olá! Neste vídeo você pode ouvir o áudio do Programa Reprogramação Mental que foi exibido na Rádio Mundial, em São Paulo, no dia 23/03/2013, onde você poderá...

Dependência Química

Dependência Química

Olá! Neste vídeo você pode ouvir o áudio do Programa Reprogramação Mental que foi exibido na Rádio Mundial, em São Paulo, no dia 04/05/2013, onde falo sobre...

Entrevista com Ronaldo Nascimento

Entrevista com Ronaldo Nascimento

Olá! Neste vídeo você pode ouvir o áudio do Programa Reprogramação Mental que foi exibido na Rádio Mundial, em São Paulo, no dia 09/03/2013, onde você poderá...

COMENTÁRIOS

4 Comentários

  1. Regis Costa

    Valdecy, é isso aí, parabéns pela coragem de “sair da caixa”.
    Pratico em meus clientes um coaching terapêutico, que visa corrigir as bases dos problemsa, atitiudes, posturas, os padrões básico de sua interação seja na empresa ou fora dela. E o resultado tem sido maravilhoso, definitivo e profundo, com uma velocidade de “cura” impressionante até para minha experiência de terapeuta há 20 anos.
    Vou ler mais sobre teu artigo e falemos!
    Abraço,
    Régis costa
    12.8111.9986
    12.3895.8489

    Responder
  2. dionizio arilla filho

    muito bom valdecy.precisamos cada vez mais por em pratica nossos conhecimentos espirituais . pnl, psicologia.espiritualidade… um abraco. dionizio

    Responder
  3. Maria Luiza Ramos

    Valdecy, parabéns pela iniciativa de integrar os conhecimentos, pois, afinal, tudo vem de uma única fonte.
    Abs, Malu

    Responder
  4. Claudio Estevam Próspero

    Valdecy, parabéns e obrigado, novamente, por suas contribuições para a evolução do conhecimento em Coaching.

    Tenho acompanhado sua série de contribuições através da rede do grupo Holos Isor, no Yahoo.

    Sou um aprendiz dos conceitos de Coaching, Mentoring e PNL.

    Temos discutido o conceito de Mente e, como decorrência, Conhecimento, Idéias, Percepções, como uma “Nuvem”.

    Mente como “Nuvem” pressupõe que esta não está em um cérebro, no Indivíduo, mas na relação entre Pessoas, entendida Pessoa como o resultado do conjunto de influências Genéticas, Culturais e dos Relacionamentos em que cada Pessoa participou.

    Conversas sobre o assunto podem ser encontradas na seguinte pesquisa, da Escola de Redes:
    http://escoladeredes.ning.com/main/search/search?q=mente+como+nuvem

    Abraços.
    Claudio

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *