OBJETIVOS SÃO COISAS SÉRIAS – Parte II

por

OBJETIVOS SÃO COISAS SÉRIAS – Parte II

Quocientes (QI, QE, QS e QA), Inteligências Múltiplas,

Coaching e Níveis Neurológicos

Por Valdecy Carneiro

Inteligências Múltiplas

A teoria das Inteligências Múltiplas (IM), desenvolvida pelo americano Howard Gardner, mostrou-se como uma redirecionadora dos paradigmas do pensamento moderno ou de como pensar e repensar o certo e o errado em estratégias educacionais. Inicialmente, Gardner tinha proposto o reconhecimento de sete inteligências básicas – as sete primeiras relacionadas abaixo – , visão que por si mostrava um rompimento com as escalas de inteligência de Binet, o famoso teste de QI (Quociente Intelectual). Um  aluno excelente no futebol e no basquete, porém com desempenho sofrível em matemática, podia simplesmente ser um indivíduo com bom desenvolvimento de sua Inteligência Corporal-cinestésica e pouco desenvolvimento de sua Inteligência Lógico-matemática. Cabia, portanto, aos ilustres docentes descobrirem meios de estimularem as Múltiplas Inteligências de seus pupilos, para que ocorresse um desenvolvimento mais integrado e harmônico dos mesmos. O próprio Gardner posteriormente, reconheceu a existência de outras inteligências, notadamente as Inteligências Ambiental e Espiritual.

1) Corporal-cinestésica

Habilidades desportivas, trabalhos manuais etc. Exemplos: artesãos, dançarinos, cirurgiões, atletas etc.

2) Interpessoal

A capacidade de relacionar-se bem com outras pessoas. Exemplos: vendedores, oradores, artistas, terapeutas etc.

3) Intrapessoal

A capacidade de relacionar-se bem consigo próprio, com  sua própria intimidade, com seus próprios sentimentos. Consegue auto-analisar-se. Exemplos: filósofos, meditadores etc.

4) Visuo-espacial

Facilidade em visualizar ou criar imagens. Boa orientação espacial. Exemplos: desenhistas, arquitetos, pintores etc.

5) Lógico-matemática

Boa capacidade de lidar com números. Raciocínio analítico. Exemplos: engenheiros, contabilistas, investigadores etc.

6) Lingüística

Habilidades com o uso das palavras e os efeitos que a lingüistica proporcione. Exemplos: escritores, jornalistas, oradores, hipnólogos etc.

7) Musical

Boa capacidade auditiva. Habilidades musicais. Exemplos: músicos, compositores, cantores etc.

8) Ambiental

Boas capacidade para relacionar-se com o meio ambiente, especialmente com os aspectos naturalísticos. Exemplos: Botânicos, zoólogos, paisagistas, jardineiros, agricultores etc.

9) Espiritual/Existencial

Capacidade de raciocinar em relação à vida, à morte, ao Universo. Abstração saudável com relação à existência ou não de forças superiores.

Níveis Neurológicos

Robert Dilts, um dos maiores desenvolvedores de padrões na Programação Neurolingüística – PNL, criou o modelo dos Níveis Neurológicos baseado no trabalho de um de seus ex-professores – o antropólogo Gregory Bateson –  desenvolvedor da teoria do duplo vínculo na esquizofrenia e referência mundial não somente na antropologia como no pensamento sistêmico e outras áreas. Dilts, também considerado como coach de renome mundial, menciona que um dos padrões mais úteis ao Coaching com “C” maiúscula é o dos Níveis Neurológicos, que são:

Ambiente

Refere-se ao ambiente no qual o indivíduo se situa ou interage. Diz respeito aos limites e às reações, ao contexto no qual as coisas acontecem.  Questões referentes ao ambiente respondem às perguntas: quando? e onde?

Comportamento

Relaciona-se às ações do indivíduo, seus hábitos etc. Questões referentes ao comportamento respondem à pergunta: o quê?

Capacidade

Diz respeito às estratégias utilizadas pelo indivíduo e às suas habilidades. Mostra a qualificação (recursos) à disposição do mesmo. Questões relacionadas à capacidade  respondem à pergunta: como?

Crenças e Valores

São a base da permissão e motivação para as capacidades e comportamentos do indivíduo. Questões relativas às crenças e aos valores respondem à pergunta: por quê?

Identidade

Relaciona-se ao sentido que a pessoa dá ao seu papel ou missão. Questões referentes à identidade respondem à pergunta: quem?

Espiritual

Diz respeito à visão que o indivíduo tem sobre o sistema maior do qual faz parte. Conduzem ao propósito maior que a visão estimula. Questões relativas ao nível espiritual respondem à pergunta: quem mais?

Lembramos que estes conceitos são trabalhados

e alinhados sinergicamente em nosso WORKSHOP

PROGRAMANDO O PRÓPRIO FUTURO:

Preparando-se para Vencer e Ser

PRÓXIMA DATA: 16/12/2012
Mais Informações – Clique no Banner

INÍCIO PRÓXIMA TURMA: 29/11/2012 – (QUINTA-FEIRA)
MAIS INFORMAÇÕES – CLIQUE NO BANNER

escrito por Valdecy Carneiro

Psicólogo, Doutorando em Psicologia, Especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP. Desenvolvedor da metodologia Reprogramação Mental em 10 Sessões com PNL & Hipnose. E referência no ensino de Hipnose Clínica.

Você pode gostar também

Entrevista com Madalena Junqueira

Entrevista com Madalena Junqueira

Olá! Neste vídeo você pode ouvir o áudio do Programa Reprogramação Mental que foi exibido na Rádio Mundial, em São Paulo, no dia 23/03/2013, onde você poderá...

Dependência Química

Dependência Química

Olá! Neste vídeo você pode ouvir o áudio do Programa Reprogramação Mental que foi exibido na Rádio Mundial, em São Paulo, no dia 04/05/2013, onde falo sobre...

Entrevista com Ronaldo Nascimento

Entrevista com Ronaldo Nascimento

Olá! Neste vídeo você pode ouvir o áudio do Programa Reprogramação Mental que foi exibido na Rádio Mundial, em São Paulo, no dia 09/03/2013, onde você poderá...

COMENTÁRIOS

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *