OBJETIVOS SÃO COISAS SÉRIAS – Parte II
Quocientes (QI, QE, QS e QA), Inteligências Múltiplas,
Coaching e Níveis Neurológicos
Por Valdecy Carneiro
Inteligências Múltiplas
A teoria das Inteligências Múltiplas (IM), desenvolvida pelo americano Howard Gardner, mostrou-se como uma redirecionadora dos paradigmas do pensamento moderno ou de como pensar e repensar o certo e o errado em estratégias educacionais. Inicialmente, Gardner tinha proposto o reconhecimento de sete inteligências básicas – as sete primeiras relacionadas abaixo – , visão que por si mostrava um rompimento com as escalas de inteligência de Binet, o famoso teste de QI (Quociente Intelectual). Um aluno excelente no futebol e no basquete, porém com desempenho sofrível em matemática, podia simplesmente ser um indivíduo com bom desenvolvimento de sua Inteligência Corporal-cinestésica e pouco desenvolvimento de sua Inteligência Lógico-matemática. Cabia, portanto, aos ilustres docentes descobrirem meios de estimularem as Múltiplas Inteligências de seus pupilos, para que ocorresse um desenvolvimento mais integrado e harmônico dos mesmos. O próprio Gardner posteriormente, reconheceu a existência de outras inteligências, notadamente as Inteligências Ambiental e Espiritual.
1) Corporal-cinestésica
Habilidades desportivas, trabalhos manuais etc. Exemplos: artesãos, dançarinos, cirurgiões, atletas etc.
2) Interpessoal
A capacidade de relacionar-se bem com outras pessoas. Exemplos: vendedores, oradores, artistas, terapeutas etc.
3) Intrapessoal
A capacidade de relacionar-se bem consigo próprio, com sua própria intimidade, com seus próprios sentimentos. Consegue auto-analisar-se. Exemplos: filósofos, meditadores etc.
4) Visuo-espacial
Facilidade em visualizar ou criar imagens. Boa orientação espacial. Exemplos: desenhistas, arquitetos, pintores etc.
5) Lógico-matemática
Boa capacidade de lidar com números. Raciocínio analítico. Exemplos: engenheiros, contabilistas, investigadores etc.
6) Lingüística
Habilidades com o uso das palavras e os efeitos que a lingüistica proporcione. Exemplos: escritores, jornalistas, oradores, hipnólogos etc.
7) Musical
Boa capacidade auditiva. Habilidades musicais. Exemplos: músicos, compositores, cantores etc.
8) Ambiental
Boas capacidade para relacionar-se com o meio ambiente, especialmente com os aspectos naturalísticos. Exemplos: Botânicos, zoólogos, paisagistas, jardineiros, agricultores etc.
9) Espiritual/Existencial
Capacidade de raciocinar em relação à vida, à morte, ao Universo. Abstração saudável com relação à existência ou não de forças superiores.
Níveis Neurológicos
Robert Dilts, um dos maiores desenvolvedores de padrões na Programação Neurolingüística – PNL, criou o modelo dos Níveis Neurológicos baseado no trabalho de um de seus ex-professores – o antropólogo Gregory Bateson – desenvolvedor da teoria do duplo vínculo na esquizofrenia e referência mundial não somente na antropologia como no pensamento sistêmico e outras áreas. Dilts, também considerado como coach de renome mundial, menciona que um dos padrões mais úteis ao Coaching com “C” maiúscula é o dos Níveis Neurológicos, que são:
Ambiente
Refere-se ao ambiente no qual o indivíduo se situa ou interage. Diz respeito aos limites e às reações, ao contexto no qual as coisas acontecem. Questões referentes ao ambiente respondem às perguntas: quando? e onde?
Comportamento
Relaciona-se às ações do indivíduo, seus hábitos etc. Questões referentes ao comportamento respondem à pergunta: o quê?
Capacidade
Diz respeito às estratégias utilizadas pelo indivíduo e às suas habilidades. Mostra a qualificação (recursos) à disposição do mesmo. Questões relacionadas à capacidade respondem à pergunta: como?
Crenças e Valores
São a base da permissão e motivação para as capacidades e comportamentos do indivíduo. Questões relativas às crenças e aos valores respondem à pergunta: por quê?
Identidade
Relaciona-se ao sentido que a pessoa dá ao seu papel ou missão. Questões referentes à identidade respondem à pergunta: quem?
Espiritual
Diz respeito à visão que o indivíduo tem sobre o sistema maior do qual faz parte. Conduzem ao propósito maior que a visão estimula. Questões relativas ao nível espiritual respondem à pergunta: quem mais?
Lembramos que estes conceitos são trabalhados
e alinhados sinergicamente em nosso WORKSHOP
PROGRAMANDO O PRÓPRIO FUTURO:
Preparando-se para Vencer e Ser…
0 comentários