OBJETIVOS SÃO COISAS SÉRIAS – Parte III

por

OBJETIVOS SÃO COISAS SÉRIAS – Parte III

Quocientes (QI, QE, QS e QA), Inteligências Múltiplas,

Coaching e Níveis Neurológicos

por Valdecy Carneiro

Coaching com “C” maiúscula

Como mencionamos anteriormente, Robert Dilts considera o Coaching que utiliza-se dos Níveis Neurológicos como Coaching com “C” maiúscula, Entendemos que tal consideração seja pela maneira que o entendimento dos mesmos fazem com que se restaure a integridade psicológica do indivíduo. Podemos, grosso modo, dividir as atuações de Coaching em seis níveis – conforme abaixo – e perceber a atuação de um bom Coach pela sua capacidade de transitar entre os vários níveis e ao mesmo tempo possuir a acuidade sensorial para perceber qual é o momento de agir em cada qual deles.

1) Cuidador ou Guia

Diz respeito ao ambiente. Atua como um “anjo-da-guarda”, guiando o coachee. Aqui se desenvolve também o trabalho de Counselling.

2) Coach ou Treinador

Relativo aos comportamentos e hábitos. Este seria o coaching com “c” minúscula. Origem dos trabalhos e modelos de coaching, em geral.

3) Instrutor ou Professor

Desenvolve capacidades e habilidades cognitivas. Dá direção ao processo.

4) Mentor

Atua na transformação de Crenças e Valores do indivíduo. A reestruturação das crenças limitantes em capacitantes é parte crucial do processo, pois afeta o modo como o coachee se auto-concede permissão para atingir os próprios objetivos.

5) Patrocinador

Concede patrocínio, ou seja, faz o indivíduo notar as próprias singularidades, o que o faz único. Lida com a identidade do coachee e a descoberta da missão ou papel do mesmo.

6) Despertador

Desperta o coachee para a ecologia total de sua mente e de sua importância e ressonância com o Sistema Maior do qual faz parte e sua espiritualidade.

Programação Neurolingüística – PNL

A PNL tornou-se uma ferramenta de suma importância no processo de Coaching, pois permite – através da modelagem de padrões de excelência – a instalação (aqui o termo correto é instalação mesmo, pois trata-se da incorporação efetiva) de uma habilidade ou comportamento ao instrumental do coachee, proporcionando diversidade e flexibilidade frente às situações que o mesmo encontrará durante o período no qual trabalha o seu plano de ação para atingir seus objetivos.

e alinhados sinergicamente em nosso WORKSHOP

PROGRAMANDO O PRÓPRIO FUTURO:

Preparando-se para Vencer e Ser

 

PRÓXIMA DATA: 16/12/2012
Mais Informações – Clique no Banner

INÍCIO PRÓXIMA TURMA: 29/11/2012 – (QUINTA-FEIRA)
MAIS INFORMAÇÕES – CLIQUE NO BANNER

escrito por Valdecy Carneiro

Psicólogo, Doutorando em Psicologia, Especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP. Desenvolvedor da metodologia Reprogramação Mental em 10 Sessões com PNL & Hipnose. E referência no ensino de Hipnose Clínica.

Você pode gostar também

Entrevista com Madalena Junqueira

Entrevista com Madalena Junqueira

Olá! Neste vídeo você pode ouvir o áudio do Programa Reprogramação Mental que foi exibido na Rádio Mundial, em São Paulo, no dia 23/03/2013, onde você poderá...

Dependência Química

Dependência Química

Olá! Neste vídeo você pode ouvir o áudio do Programa Reprogramação Mental que foi exibido na Rádio Mundial, em São Paulo, no dia 04/05/2013, onde falo sobre...

Entrevista com Ronaldo Nascimento

Entrevista com Ronaldo Nascimento

Olá! Neste vídeo você pode ouvir o áudio do Programa Reprogramação Mental que foi exibido na Rádio Mundial, em São Paulo, no dia 09/03/2013, onde você poderá...

COMENTÁRIOS

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *