Crenças Limitantes sobre Dinheiro

por

Será que você tem uma Crença Limitante sobre Dinheiro parecida com a que eu tinha?

Era o ano de 2004.
Percebi que todas as vezes que começava a fazer algo ou alguma atividade que era rentável – ou seja, algo com o qual eu fizesse dinheiro de uma forma mais rápida ou relativamente fácil – eu dava um jeito de parar com a atividade.

Mas se estava funcionando, Valdecy, por que você parava?
Esta era realmente a pergunta que não queria calar.
Diga-se de passagem, eram sempre atividades lícitas, que não conflitavam moral ou eticamente com minhas crenças e valores pessoais…

Ora, se não conflitavam, então qual seria o motivo, a razão para parar de fazer algo que estava certo (dentro de meus valores pessoais) e que estava dando certo?

Huummmm!?
“Autossabotagem”, diriam os mais afoitos e, creio eu, os mais espertos também…

A resposta estava certa, mas ainda existia um problema: autossabotagem é um efeito de alguma causa…

Então, como diria um personagem cômico: Por que causa, motivo, razão ou circunstância eu me autossabotava???
Veja que neste ponto da história já havia um progresso, mas eu continuava duro… rsrs

Então, participando de uma atividade em um curso, resolvi servir de “cobaia”, levando como questão a ser trabalhada esta autossabotagem…
De repente, em um transe leve – mas muito bem conduzido – percebi que estava ouvindo uma frase, que seria o que hoje denomino de frase-bruxa.

Deixe eu me explicar melhor: para mim, uma frase-bruxa é uma frase que fica aberta em nossa mente inconsciente, como se fosse um programa de computador sendo executado no “background”. Assim, de maneira escondida e silenciosa ela vai fazendo o seu trabalho, que era simplesmente me proteger…
Proteger? Como assim?

Vamos lá – primeiro, vou dizer qual era a frase:

“O dinheiro muda as pessoas.”

Hoje, eu receberia esta crença de braços abertos, com outra entonação e bem ressignificada… (rs): Pois então, que me mude para melhor!

O fato é que a tal frase vinha na voz de um irmão meu, que eu tinha como referência, e era pronunciada em tom pejorativo, dando a conotação de que o dinheiro mudava as pessoas para pior…

B I N G O !

– Vamos repassar tudo: toda vez que eu começava a ganhar mais dinheiro, de uma forma mais efetiva e lucrativa, eu arrumava uma desculpa ou simplesmente descartava a atividade, pois eu não queria mudar para pior. E para não mudar para pior havia uma regra simples, bem codificada: era não ter dinheiro em excesso ou sobrando…

Naquela bela tarde do ano de 2004 – é faz tempo, né! – essa crença que me alicerçava e tentava me proteger de ser um pessoa ruim/pior foi ressignificada.

Como resultado, entrei em 2005 na faculdade de Psicologia – realizando um sonho da adolescência – fiz minhas formações em PNL, Coaching, Hipnose e outras coisas mais e em 2010 fundei a Sociedade InterAmericana de Hipnose (SIAH) e anos de pois a Universidade da Hipnose

Será que mudar uma crença limitante pode trazer grandes mudanças na vida de uma pessoa?
O que você acha?

Terminando este breve artigo, fiquei imaginando se você também teria alguma crença limitante que esteja impedindo o desenvolvimento pleno de suas potencialidades, seja na vida pessoal ou na vida profissional…

Quero saber sua opinião. Saber se este artigo foi útil de alguma maneira para você…

Paz profunda!!!

escrito por Valdecy Carneiro

Psicólogo, Doutorando em Psicologia, Especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP. Desenvolvedor da metodologia Reprogramação Mental em 10 Sessões com PNL & Hipnose. E referência no ensino de Hipnose Clínica.

Você pode gostar também

Quanto você merece ganhar?

Quanto você merece ganhar?

Era o começo da segunda sessão daquela cliente. Jovem, vinte e poucos anos e, de repente, ela me deixa escapar uma crença referente à parte financeira e...

QUAL A MANEIRA CERTA DE VOAR?

QUAL A MANEIRA CERTA DE VOAR?

QUAL A MANEIRA CERTA DE VOAR? Ou... a intolerância ao “fazer diferente”... por Valdecy Carneiro É interessante a maneira como algumas pessoas reagem a outras...

INTOLERÂNCIA AOS SABERES DIFERENTES

INTOLERÂNCIA AOS SABERES DIFERENTES

INTOLERÂNCIA AOS SABERES DIFERENTES por Valdecy Carneiro É comum algumas pessoas, ao atingirem ou alcançarem um certo conhecimento ou reconhecimento, se...

COMENTÁRIOS

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *